12/04/2010

O poder do entusiasmo

"Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas. Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar. Não é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida."
.
Por falar em "transformar" e "entusiasmo", na sexta-feira quando fui entregar o restante dos chocolates, vi situações que transformaram a vida de muita gente, que por sua vez, perderam o entusiasmo para tudo...
.
Como alguns sabem, a chuva castigou a região da Grande Florianópolis, deixando várias comunidades em estado de calamidade. Uma das regiões foi a comunidade de Frei Damião. Sinceramente, não sei se a pior parte é chuva ou o depois da chuva.
.
Ouvi relatos tristes e comoventes sobre a chuva, os móveis sendo coberto pelas águas, gritaria de crianças, ratos e cobras misturado com a lama e partes dos móveis e roupas da população.
.

.

No meio do caos, conversei com um morador que já é conhecido meu, porque sempre vou na sua rua, seu filho recebeu material escolar e chocolate na Páscoa, mas por questão de privacidade, não falarei seu nome.

Contou que sua carteira de trabalho foi "levada pela enchente" mas que não faria uma segunda via porque não poderia conseguir um trabalho. Ele sempre dizia que tinha algo pra me contar, mas sempre mudava de assunto. Creio que com minhas idas contínuas à comunidade, foi me conhecendo e ganhou confiança.

Começou contando que veio do Paraná há cinco anos e que em sua cidade teve um "problema na justiça". O ocorrido não vem ao caso, mas ocorre que então conheceu sua atual esposa, vieram pra cá e não soube como terminou sua situação com relação ao processo de lá.

Desde que veio para Santa Catarina nunca procurou emprego fixo por ter medo, pois ficou sabendo por amigos que as empresas pedem certidão de antecedentes criminais, também porque tinha medo e vergonha de contar sobre a existência do tal problema que teve na justiça naquele estado e por morar na comunidade Frei Damião. Daí, segundo ele, a desnecessidade de fazer uma nova carteira de trabalho.

Com isso, peguei seus dados de identificação e tirei junto à Justiça Estadual e Federal tais certidões, todas sem alguma restrição. Quando expliquei que ele poderia - tranquilo e sem medo - fazer seus novos documentos e poderia procurar seu tão sonhado emprego "com carteira assinada", ficou radiante.

..
Eis o poder do entusiasmo...

Com uma simples ação mudou-se o rumo de um família, pois ele começando a trabalhar, terá tudo para fornecer uma vida mais digna à sua esposa e seu filho. Estava tão entusiasmado que queria demais me agradecer e então disse que "se tivesse um outro filho, colocaria o nome de Marcus".

Certamente seria uma bela homenagem, mas sugeri que com o seu primeiro pagamento, comprasse um bolo. Mesmo porque, hoje em dia, mais vale uma boca para comer um bolo num dia a ter que alimentar outra boca pela vida inteira, isso sim!

BOA SEMANA À TODOS!