18/06/2010

Ordem e progresso

Não podemos negar que a Copa do Mundo contagia todo mundo. Até mesmo aqueles que não gostam de futebol ficam - sem perceber - ansiosos em dia de jogo da seleção brasileira. Para muitos, os problemas somem ou ficam menores, ficam mais alegres esquecendo do cansaço e das dificuldades diárias.
.
Assisti o primeiro jogo do Brasil na comunidade Frei Damião, na casa do Cauã com sua família - a mesma que foi almoçar conosco no dia das mães - e foi muito divertido e diferente. Uma casa de um cômodo apenas, sem conforto algum, mas que não prejudicou em nada a alegria daquele momento.
.
O pai de Cauã duvidou que eu fosse aceitar o convite de assistir o jogo em sua casa. Comprei dois pacotes de salgadinhos e refrigerante. A folia foi grande. Cauã chamou mais dois amigos que prestaram mais atenção no refrigerante do que na vitória do Brasil. Mas valeu demais e principalmente porque percebi que a simples presença na casa deles, valeu muito mais do que a vitória do Brasil.
.
Depois do jogo - aproveitando a alegria do pessoal - saí com Cauã para tentar cumprir alguns mandados de audiência que eu tinha naquela região. Consegui cumprir mais do que eu esperava, graças à vitória do Brasil!
.
O que percebi com todas as mais de vinte pessoas que conversei depois do jogo, que aquele momento de alegria fez com que esquecessem - nem que por algumas horas - dos problemas e das dificuldades que possuem. O mais importante é que, apesar de tudo, faz com que "renasça" o orgulho do nosso país, o que reforça ainda mais a esperança de que tudo tende a melhorar.
.
O vídeo abaixo que fiz com a música da Copa e fotos do Frei Damião demonstram isso.
.

Por fim, aproveito para agradecer aos amigos que ficaram sabendo do almoço beneficente no próximo dia 27 de junho e, mesmo não podendo comparecer, já fizeram doações de roupas e cobertores, brinquedos e livros. Distribuí para algumas famílias, sendo uma em especial: um casal com um filho pequeno que dormiam num colchão de solteiro, somente. A criança dormia no meio dos dois para poder se esquentar, apenas com uma colcha para os três. Sem comentários.

Sei que este almoço será um sucesso, que dará tudo certo e podemos - todos - ajudar muita gente, principalmente nesses dias frios e chuvosos que estão por vir. Mais uma vez ressalto o convite de quem quiser entregar os donativos no Frei Damião, é só combinar comigo, seja no dia do almoço ou no decorrer da semana.

Tenham um maravilhoso e abençoado final de semana!