24/09/2010

Vida nueva

A Enseada do Brito é uma das localidades onde atuo. Em minha opinião, é a mais charmosa e aconchegante de todas. A beleza das praias, as construções, as paisagens, as pessoas, tudo parece ser diferente.

Assim como a Praia da Pinheira onde tive a felicidade de atuar no ano passado, é outro lugar que me transmite paz, tranquilidade. Vejo que as pessoas são bem hospitaleiras, pacientes. Talvez seja pela calmaria do lugar.

Mas como todas as regiões, sempre há algo “diferente” e, como sempre, não passa despercebido... e as fotos que fiz abaixo, relatam muito bem a tranquilidade da Enseada do Brito:


..
.

Na localidade Canto da Enseada, hoje conheci a Associação Vida Nueva, que é uma entidade civil que visa dar assistência aos MORADORES DE RUA. Foi inaugurada oficialmente no dia 09 de dezembro de 2006. É dirigida por um grupo de religiosos que moram e administram a Instituição de maneira totalmente voluntária como trabalhadores sociais.

Para acessar o site da Associação Vida Nueva, clique na imagem abaixo:

Composta de voluntários (seis freis com tempo integral, psicólogas e professores mantidos com projetos) e está trabalhando para recuperar a dignidade das pessoas e reintegrá-la na sociedade.

Conta atualmente com 20 internos se recuperando, alguns já voltaram ao convívio familiar e ao trabalho. Os ex-moradores de rua recebem alimentação, moradia, vestuário, espiritualidade através das orações e missas. Educação através de aulas de Ensino Fundamental e Médio, alfabetização, Capoeira, Artes, Computação, Pilates (fisioterapia), tratamento dentário, tratamento psicológico e médico, através de remédios controlados, acompanhamento pedagógico, que dependem de projetos e eventos que são realizados.

Mantém uma padaria para empregar os que permanecem por lá por mais tempo. Além dos pães caseiros foram instaladas máquinas que geraram renda: máquina de doces e salgados e máquina de fazer fraldas. Os internos são responsáveis pelos trabalhos na horta, com animais e jardim/pomar e trabalhos na casa e atividades de artesanato.

Este trabalho só está sendo possível com a generosa ajuda de amigos que estão colaborando com essa obra. Por isso, ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA UM JANTAR DANÇANTE BENEFICENTE QUE ACONTECERÁ NO CLUBE 12 DE FLORIANÓPOLIS HOJE, DIA 24 DE SETEMBRO DE 2010 em prol da Associação Vida Nueva em parceria com a Associação Iluminar. Maiores informações pelo telefone (48) 3286-8368.

Um excelente e abençoado final de semana à todos!