10/11/2010

Curiosidades da região

Como já informado em outra publicação, atuo na região 08 e receberei mandados somente até o dia 20 deste mês, sendo que no mês de dezembro, mudamos novamente de zoneamento. Ainda não sei qual que farei, mas provavelmente será um dos que eu não fiz ainda, podendo ser a região central de Palhoça ou então a região do Aririú, que fica nos arredores da BR 202 que vai para a cidade de Santo Amaro da Imperatriz.

• Guarda do Cubatão

Em minha opinião, é a localidade mais tranquila de todas, não só pela quantidade de mandados, mas também por ter menos movimento. Possui este nome por conta do Rio Cubatão que atravessa o bairro. Fica do lado direito do pedágio, sentindo norte-sul pela BR 101.



Percebi que há muitos animais - principalmente cães - pelas ruas. Isso se deve ao fato de ser uma região de muitos sítios, grande quantidade de vegetação e sem muito movimento.



Inclusive hoje - e foi muito engraçado - quando cumpria um mandado conversando com uma senhora, um de seus cachorrinhos entrou no meu carro, sendo que só percebi quando ele latiu no banco de trás depois de quase dez minutos de eu ter saído do local. Voltei e a dona do bichinho nem tinha percebido, tamanha a tranquilidade do local...

É nesta localidade que possui a ponte pênsil que corta o Rio Cubatão, passando um carro por vez. Se estiver no meio da ponte e um vier outro carro no sentido contrário, tirem no "par-ou-ímpar" para quem dará a ré para dar passagem ao outro. Aliás, já ouvi explicação de como encontrar o local assim: "vai pela ponte space, atravessa a ponte space"...



Assim como nas demais localidades que já atuei, também encontrei placas com erros de escrita...

precisando de pedecure?

... e numeração em duplicidade (que nos deixa doido quando estamos procurando a casa de alguém, pode apostar!):



Algo que me chamou muito a atenção tanto nessa localidade é que a maioria das ruas - exceto as principais - possuem placas indicando nome. Aliás, em algumas os próprios moradores se encarregam de fazer as próprias placas.


O problema é que ficam escondidas nas casas e nem sempre, quem procura, acha.

• Pontal

Esta é a região do lado esquerdo do pedágio, sentindo norte-sul da BR 101. Apesar de ser uma região de praia e deveria ser mais organizada, percebi que é um pouco esquecida pelo poder publico em comparação às demais. As ruas ainda tem número, quadras e lotes, ficando bem difícil a localização das pessoas.

Na beiramar, achei algo bem interessante. Um barco feito de garrafas plásticas, como enfeite, claro. Mas uma boa idéia de decoração para as praias.



... também possui placas com erros de escrita!
precisando de eletrecista?

resicle! valeu o recado...
Sem contar esta fachada única. Aposto que não existe outra igual...


Como de praxe, numeração repetida também nesta localidade!


• Praia de Fora

É a maior localidade desta região, com mais habitantes e mais ruas. O problema das ruas, como já comentado é que não possuem placas. A não ser as que os moradores colocam - é a nossa sorte!


______



A rua abaixo eu encontrei por acaso. Utilizamos a técnica "um olho no peixe, outro no gato". Devemos prestar atenção no trânsito e ao mesmo tempo tentar visualizar placas com os nomes das ruas e a numeração das casas. Mas é divertido...


Tem o Fusca avaiano...


Campanha pela preservação da natureza (muito importante)



não "deiche" de preservar!
E para finalizar a Praia de Fora, a igreja em forma de barco, que por sua vez, é muito linda...



• Enseada do Brito

Localidade final da região que atuo, fica nas proximidades do Morro dos Cavalos. Lugar calmo, como se tivesse parado no tempo com relação às suas belezas.



Foi nessa localidade que conheci a Associação Vida Nueva, conforme escrevi na publicação de 24 de setembro deste ano. Um lugar magnífico, que transmite paz e abriga moradores de rua.



Quem quiser conhecer a Associação Vida Nueva e conhecer mais sobre o trabalho lá realizado, está mais do que convidado...



Geralmente escrevo sobre a mudança de zoneamento, curiosidades que vi e vivi, quando está bem próximo da data desta mudança mas desta vez foi diferente porque darei prioridade - nas próximas publicações - à campanha de Natal que será a adoção de cartinhas ao Papai Noel.

Pretendo fazer isso antes do próximo final de semana, para que todos aproveitem o feriadão para repassar aos seus conhecidos e unir forças para realizar um Natal decente e feliz para crianças necessitadas que costumam passar essa data sonhando e em branco.

Que venha mais uma campanha!