25/03/2011

Bazar de Páscoa

Como muitas pessoas sabem, nosso blog tem uma função social muito forte e constantemente, recebo doações, principalmente de roupas. Estou com dois porta-malas cheios, um cômodo e ainda algumas sacolas de roupas no Fórum, na sala dos Oficiais de Justiça.

Sei que algumas pessoas devem estar se perguntando porque essas roupas não ainda não foram doadas sendo que há tantas pessoas necessitadas na comunidade Frei Damião.

É um tanto complicado porque doar algo que alguém não espera receber, não se sabe se realmente vai usar, se realmente quer e precisa daquela doação. Convenhamos que tem muitas pessoas que já estão acostumadas em ganhar dos outros e se acomodam, não cuidam do que ganham, deixando se ser aproveitando por quem realmente necessita. Inclusive já vi pessoas trocando por drogas, cesta básica que doei na esquina anterior.

Já aprendi muito atuando na comunidade Frei Damião, e por isso que eu prefiro segurar as doações e doar para quem eu realmente tenho certeza que vai realmente usufruir do que foi recebido.

Além disso, é para evitar situações como esta:


Este flagrante foi feito na distribuição das cartinhas às crianças da comunidade para a campanha de Páscoa. Obviamente que ninguém sabe, ninguém viu quem jogou as roupas fora. No começo da semana, depois de tanto tempo do achado, chamei uma senhora que sempre ajudo que ficou apavorada com o ocorrido, recolheu todas as roupas e levou para casa. Ontem eu a encontrei e falou que todas as roupas encontradas, serviram para a sua família, feliz da vida.

A partir do momento que encontrei as roupas jogadas, tive a idéia junto com amigos, de fazermos um bazar. Inclusive essa idéia foi apoiada por moradores onde já ajudamos com roupas e mantimentos.

Sei que não podemos generalizar, mas infelizmente algumas pessoas não valorizam, seja porque estão sempre acostumadas a ganhar algo de alguém, não estão acostumadas em cuidar do que possuem ou realmente são bem acomodadas.

Penso que sendo assim, como forma de um bazar, um brechó, as pessoas valorizariam muito mais o que fosse adquirido. Mesmo porque terá a possibilidade de escolher o que gostaria de comprar sem ganhar algo de alguém que talvez nem será usado.

Aproveitando o ensejo para aqueles amigos-leitores que desejam fazer uma mega, ultra, super limpeza no seu guarda-roupas; mas um dos problemas é não saber para quem doar ou onde levar, eis uma bela oportunidade.

Porém, para que possamos fazer algo organizado, o prazo para "arrumação nos guarda-roupas" é até o dia 03 de abril. Podem me avisar através do e-mail - contosoficiais@gmail.com - que dou um jeito de buscar, marcando um dia e horário. Também mandem e-mail todos que quiserem ser voluntários para que eu explique exatamente o local.


Informação importante: todo o valor arrecadado será para comprar doces para as crianças que não escreveram a cartinha de Páscoa e certamente aparecerão no dia.

Lembre-se: uma mão lava a outra e as duas batem palma!

☆☆☆

Ainda temos cartinhas disponíveis para adoção da campanha de Páscoa e para visualizá-las, clique aqui.