24/06/2011

Segunda edição da "Leitura na Árvore"

Leitura, higiene e tinta é muito bom!
Por Marilu Longo (marilulongo@hotmail.com)

"Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro... E foi assim, como a música do Djavan. Eram poucas, apenas cinco, mas estavam lá: naquele bat local, naquela magnífica árvore. Esperavam abraços, atenção, canetas, traços e letras. Esperavam balas ou lanche, esperavam carinho.
E a atividade de leitura começou com a matéria que saiu no Jornal Palhocense a respeito do primeiro encontro na árvore. Eles se viram nas fotos e cada um leu um trecho de toda a matéria. As meninas surpreenderam com uma boa leitura. Já os meninos... muita bola e poucas letras. Mas leram a seu modo.
Depois um papo descontraído sobre higiene. Como tomar banho corretamente, lavar os cabelos, escovar os dentes, limpar as orelhas e assim garantir boa saúde e cheirinho bom!
E, de repente, depois de algumas balas, surgem tintas guache num papel enorme branco. Trabalho em equipe e descobertas.  Respeitar o espaço do outro é importante e misturar cores então, quantas outras surgem.  E aí, do papel para o rosto foi questão de minutos. Foi uma bagunça de tintas, de desenhos, de roupas pintadas e muita alegria!
Ah, mas e o tempo. Ele voa,  e tinha que terminar. As crianças ganharam sabonetes, pastas de dente e buchas higiênicas, além das famosas balinhas.
E queriam  mais. Ficaram ao mesmo tempo tristes ao saber que o próximo encontro seria quinze dias depois, e  felizes ao saber que pessoas se importam com eles e vão voltar."
Marilu Longo


O texto acima foi escrito pela minha amiga-leitora que, mesmo eu estando ausente, se prontificou e dispôs em tirar algumas horas do seu dia como voluntária e fez a segunda edição do projeto "Leitura na Árvore" no último dia 11 de junho. Pequenos momentos que fazem uma grande diferença, não custou nada, não doeu e só fez bem.











Como participar:

Para fazer parte do voluntariado da "Leitura na Árvore" é fácil. Basta ligar no telefone da Padaria Mãe Maria - (48) 3344-0133 ou mandar e-mail para contosoficiais@gmail.com informando o sábado que irá participar e sobre como chegar no local.

Vale ressaltar que a padaria não fica na favela, pois fiquei sabendo que muitas pessoas tem vontade de participar, mas tem receio. O local é passagem para a comunidade Frei Damião, lugar asfaltado, tranquilo.

O livro a ser lido, a atividade a ser feita (caso haja) é de responsabilidade do voluntário. As mesinhas e cadeirinhas estão à disposição na padaria.

Boa leitura!

☆☆☆

Por fim, assim que eu tiver uma posição da gráfica que está fazendo os ingressos-convites do Jantar Beneficente, postarei no blog os locais de compra, lembrando também que poderão ser comprados no dia e local, apenas informando nome e telefone através do e-mail contosoficiais@gmail.com.

Tenham uma iluminada sexta-feira!

☆☆☆

Nenhum comentário:

Postar um comentário