02/08/2011

Terceira edição da "Leitura na Árvore"

Compartilhando histórias
Por Ana Lucia Beirith Weber (aninhan2@yahoo.com.br)
    
"Conheci o projeto: Leitura na Árvore através de um amigo. Então, entrei em contato com os organizadores e me coloquei a disposição para ser voluntária. 
Fiquei muito feliz em conhecer pessoas tão especiais que desejam ajudar as crianças. 
Ao contar histórias para uma criança, podemos ajudá-la a gostar de ler, contribuir para aumentar o seu repertório cultural, ampliar sua visão e suas possibilidades, podemos também capacitá-la a questionar aquilo que ouve e vê através das mídias, de maneira que ela não seja influenciada negativamente. 
Ao ler para as crianças também ensinamos sobre princípios e valores, através de nossa postura, valorizando cada criança e respeitando suas singularidades, mostrando que tem alguém ali, para falar com ela por meio das histórias, mas também para ouvi-la.
No sábado que estive com um grupo de mais ou menos 8 crianças,pude vivenciar um tempo muito precioso,onde compartilhei com elas a história: Você é Especial, do autor Max Lucado. Contei a história e elas ouviram com atenção. Em um segundo momento solicitei a participação delas, dialogando sobre os acontecimentos da história narrada.
Algumas participaram mais, expressando suas idéias, outras ficavam atentas, apenas ouvindo. Entreguei uma estrela para cada criança, porque a estrela fazia parte da história. A mensagem central da história falava de que cada pessoa é especial, com seu jeito de ser.
Enfim, é sempre muito gratificante tudo o que fazemos pelas crianças, mesmo as coisas mais simples."

Ana Lúcia Beirith Weber


Mesmo com o frio do último sábado, dia 30 de julho, tivemos a felicidade em contar com a disposição e ajuda da nova amiga-leitora Ana Lúcia, que se prontificou em dedicar algumas horas do seu sábado para contar histórias para as crianças da comunidade Frei Damião.


Pequenos momentos que fazem uma grande diferença, sempre.




Certamente quando o tempo melhorar, principalmente com a diminuição do frio, poderemos fazer em todos os sábados uma manhã diferente para aquelas crianças que precisam tanto de um pouco de atenção e alguns poucos minutos de descontração. Mas, independente disso, quem quiser participar, está valendo. Basta apenas enviar um e-mail para contosoficiais@gmail.com.

Que venha o próximo voluntário!
Que venha a Leitura na Árvore!

☆☆☆