03/09/2011

Um livro por um sorriso - A Campanha

Nenhuma moeda no mundo pode pagar o sorriso das crianças que participaram das campanhas que fizemos através deste blog. O sorriso não custa nada e rende muito, ninguém é tão rico que dele não precise.

Aliás, este é um dos tantos objetivos dos eventos que procuro fazer, por conta disso, tivemos a campanha de Natal - Adotando um Sorriso; a de Páscoa - Adoçando um Sorriso e a de inverno - Aquecendo um Sorriso.

Como não poderia ser diferente, está dada a largada para a campanha do dia das crianças:

"Um livro por um sorriso"

Desta vez, será um pouco diferente das demais, pois vamos direcionar às crianças do ensino fundamental das duas escolas existentes no bairro Brejarú e Frei Damião.

O foco das campanhas mudou: não basta apenas "doarmos", temos que ter "algo em troca", no sentido de aprendizado, conhecimento.

É por isso que será após o dia das crianças, no dia 22 de outubro de 2011, sábado, a partir das 14h no mesmo local de todos os eventos anteriores: em frente à Padaria Mãe Maria.

Na semana passada, minha grande amiga Marciane, uma das grandes parceiras nas campanhas, fomos pessoalmente nas duas escolas das localidades de Brejarú e Frei Damião, onde fomos muito bem recebidos pelas duas diretoras, respectivamente, Sra. Terezia e Sra. Sandra.



Nas duas escolas, explicamos como será a campanha conforme segue:

Entregamos à diretora e professores, o desenho abaixo para que os alunos pintem e preencham seus dados. Tais informações são importantes para identificar qual o livro é apropriado para a idade ou série de cada criança.


 No dia 15 de setembro serão recolhidos os desenhos nas duas escolas.

 Até o dia 27 de setembro, os desenhos serão publicados no blog para "adoção" juntamente com a informação de ponto(s) de entrega(s).

 O dia 20 de outubro será a data limite para entrega dos livros das crianças "adotadas".

Mais do que importante:

Se você tem ou conheça alguém que tenha livros (podendo ser usados, claro) que possam ser doados, serão bem aceitos, tendo em vista que há duas possibilidades:

1) algum desenho não ser "adotado" e,

2) aparecer mais crianças do que o esperado, como aconteceu no Natal e Páscoa (apesar de que nessas duas campanhas, a ajuda foi excelente que conseguimos presentear todas).

O cartaz abaixo, em tamanho A4, foi feito para que possa ser colocado no seu comércio, condomínio, empresa, escritório, enfim. Apesar de que será enviado juntamente no e-mail desta publicação, quem quiser, pode solicitar através do e-mail contosoficiais@gmail.com.


Um gratificante desafio:

Fizemos o levantamento do número de alunos nas duas escolas e temos a meta de conseguir 901 (novecentos e um) livros, fora os extras!

Abaixo, um resumo do que temos pela frente:

Vale lembrar que, com a experiência que tivemos no Natal e Páscoa com as cartinhas, cerca de 20% não foram devolvidas, porém, como desta vez fomos pessoalmente nas escolas, pode ser que esse índice seja bem mais baixo.

Por fim, conforme sugestão da amiga-leitora que é participante assídua do projeto "Leitura na Árvore" - Ana Lúcia Beirith Weber:

"Cada pessoa que for doar um livro a uma criança poderia também colocar junto uma mensagem simples, falando sobre a importância de ler, incentivando esta criança a ler, a estudar. A pessoa pode falar também porque escolheu aquele livro, porque gosta daquela história. Assim envolveremos mais as pessoas e podemos ajuda-las a entender que não se trata de uma simples campanha pelo dia das crianças e sim de desejar que estas crianças tenham uma qualidade de vida melhor,com seus horizontes ampliados pelo beneficio que a leitura traz as suas vidas."

Ótima sugestão!

Inclusive, penso que assim a criança que receber, se sentirá lisonjeada de ter recebido uma mensagem exclusivamente pra ela, aumentando as chances de valorizar o livro e não deixá-lo de lado.

A próxima publicação será somente no dia 23 de setembro com a divulgação dos desenhos, para que não percamos o foco da campanha.

Enquanto isso, por gentileza, repassem o link do  blog aos seus contatos, à editoras conhecidas de conhecidos, professores, empresas independente de ser da área de educação, enfim, todos que podem fazer doações de livros para que - mais uma vez - nossa campanha seja um sucesso.

Ei, você já sorriu hoje?
Bom final de semana!