26/10/2011

Um livro por um sorriso - O evento


Busca de doações na Grande Florianópolis, compra de livros, embalagens, cadastramento dos alunos... valeu a correria!

Agradeço quem ajudou de alguma forma para a concretização da campanha onde todas os desenhos foram adotados, beneficiando todas as crianças que devolveram o desenho pintado.

Juntamos todas as doações avulsas, os livros de quem adotou um desenho e livros que compramos para organizarmos a distribuição.

Além disso tivemos doações de material que não tinha qualquer relação com a campanha e com o objetivo proposto que é a leitura infanto-juvenil. Recebemos listas telefônicas, caderno de receitas, calendários de papel de muitos anos atrás, muitos cadernos escolares de crianças já usados, apostilas de cursinho pré-vestibular (várias) e outras doações que não tinha  algum proveito.

Para se ter uma idéia da quantidade, foram necessárias 06 (seis) caixas de papelão para guardar tudo. Confesso que fiquei um tanto chateado com isso, pois percebi que foi utilizada a campanha para despachar entulho que temos em casa mas "há males que vem para o bem"...

O que fazer com tudo isso?
Levei tudo para uma família carente do Frei Damião que trabalha com reciclagem que, por sua vez, com todo esse material lucraram aproximadamente R$ 600,00. Uma mão lava a outra e as duas batem palmas!

Para finalizar, a quantidade de livros e revistas educativas utilizadas na campanha, somaram 1698 (tirando as seis caixas que foram pra reciclagem). Muito bom!

O evento:

Para quem não sabe, a campanha foi simples. Entregamos desenhos (modelo ao lado) para que crianças de primeira à quinta série das duas escolas existentes nas comunidades Frei Damião e Brejarú.
.
Deu um total de 901 crianças: 534 da escola Benonívio João Martins e 367 da escola Frei Damião.
.
Não me perguntem o porquê, mas foram devolvidos 496 desenhos: 302 da escola Benonívio João Martins e 194 da escola Frei Damião.
.
Depois de recolhidos, foram postados no blog para que amigos-leitores "adotassem" o desenho em troca de um livro conforme a série e a idade de cada um.
.
Com todos os desenhos adotados e doações avulsas recebidas, fui pessoalmente nas escolas, no início da semana passada, relembrar às diretoras que no sábado, dia 22, seria a entrega dos livros.
.
Infelizmente nem todas as crianças compareceram, principalmente as que estudam no colégio Frei Damião, bem no centro da comunidade. Quero acreditar que tenha sido por conta da distância - sendo que o evento foi no bairro Brejarú - e não porque a escola não avisou os alunos.
.
Independente disso, para as crianças que faltaram, entregaremos pessoalmente nas escolas, no horário de aula no decorrer desta semana.

Juntamos quatro carros e utilizamos os porta-malas para colocar as doações. Minha amiga Marciane assumiu o microfone e começou a chamar as crianças fazendo brincadeiras enquanto os livros não chegavam. Estavam agoniadas esperando seu livro... foram organizadas em filas por séries e a entrega começou...








































Sinceramente, eu achei que não iriam tantas crianças por se tratar de doação de livros, diferentemente se fosse brinquedos ou doces.

De 32 (trinta e dois) voluntários, foram 10 (dez) e somente 05 (cinco) justificaram ou informaram a ausência, mas como não foram todas as crianças que esperávamos, tudo correu bem. As fotos do evento são poucas porque também ficamos sem fotógrafo.

Ao final, cada voluntário recebeu um livro de presente da minha amiga Ivana Barufardi, chamado "A Fórmula da Felicidade". Aliás, ela também tem um blog com textos de sua autoria: http://ivanabarufardi.blogspot.com.
.
Como forma de agradecimento à todos (sem exceção), segue um vídeo com as fotos da nossa campanha:





Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui.
.
Quem quiser participar no decorrer desta e da próxima semana da entrega nas salas de aula, é só entrar em contato.
.
Só para constar, nossas próximas campanhas serão direcionadas, ou seja, para um público específico. Assim fica mais fácil de criarmos algo bem organizado. Aliás, já estou com planos para o Natal, que será somente com as crianças da Creche Ulisses Guimarães, 180 (cento e oitenta) crianças que lá frequentam... PREPAREM-SE!
.
Para finalizar com chave de ouro, aquela expressão que eu adoro escrever:


Missão cumprida!
Até a próxima!

☆☆☆☆☆