27/12/2011

Retrospectiva 2011

"Deixe algum sinal de
alegria, onde passes."

Chico Xavier

Certamente neste ano que passou deixamos alegria em muitos lugares, para muitas pessoas e em várias situações. Momentos que para muitos podem não ter tanta importância, podem passar despercebidos, mas que para outros, são marcantes e fazem uma grande diferença.


Janeiro:


O ano começou com entrega de doações recebidas na campanha de Natal do ano de 2010. Naquela ocasião sugeri que gestos de solidariedade não sejam feitos somente em datas comemorativas, mas sim, em todos os momentos de nossas vidas. Mexa-se! Clique na imagem para ver aquela publicação.




Foi também no começo do ano que passei uma tarde simples, porém, bem importante. Comprei livros infantis, lápis de cor e passei a tarde com as crianças da família da Sra. Maria de Paula. No final da tarde, um lanche com bolo de chocolate e refrigerante para todos. Até hoje as crianças lembram daquele dia com muito entusiasmo. Clique na imagem para ler na íntegra.




Neste mês foi lançada a campanha Volta às Aulas 2011, uma campanha relâmpago faltando 15  (quinze) dias para o início das aulas. Na ocasião apresentei dois orçamentos e informei como seria a entrega dos materiais: pessoalmente, na casa de cada criança com a ajuda da Sra. Neuza, que é agente de saúde na comunidade Frei Damião. Clique na imagem para saber mais.





Ainda com relação à campanha de volta às aulas 2011, foi informada a relação das crianças que foram beneficiadas com o kit de material escolar, sendo um total de 51 (cinquenta e uma crianças) de 23 (vinte e três famílias). Podemos contar com a ajuda do jornal Palavra Palhocense, sempre grande parceiro na divulgação do blog, onde fez uma nota informando sobre a campanha. Em poucos dias, todos os kits de materiais escolares foram comprados, embalados e prontos para a entrega. Clique na imagem para visualizar aquela publicação.


Fevereiro:



A entrega dos materiais escolares foi emocionante. O fato de irmos pessoalmente nas casas das crianças, fizeram com que se sentissem lisonjeadas. O fato marcante é que uma das meninas estava saindo de casa para vender reciclado para comprar material escolar e, por Deus, chegamos bem na hora.

Além os kits comprados, recebemos doações extras (cadernos, lápis, canetas, apontadores e borrachas) onde podemos distribuir para mais crianças do que o informado. Clique na imagem para ver as fotos.




Neste mês também tive a idéia da campanha de Páscoa, vinculada à saúde bucal tendo em vista que na campanha natalina, muitas crianças pediram escova e creme dental. O nome da campanha: ADOÇANDO UM SORRISO. Cada pessoa que doasse os chocolates, entregaria junto o kit de higiene bucal. O jornal Palavra Palhocense fez uma matéria divulgando a campanha que nos ajudou muito!

Março:

Mês dedicado à campanha de Páscoa, com cartinhas das crianças para adoção dos amigos-leitores, sugestões de orçamento de cestas de Páscoa e outras informações. Também foi feito um bazar com doações recebidas para que pudéssemos arrecadar dinheiro para a compra de creme dental, sendo que recebemos uma grande doação de escovas da Condor. Ao visualizar essa publicação, algumas imagens podem não aparecer, não me perguntem o porquê.

Abril:

Campanha de Páscoa - Adoçando um Sorriso. Infelizmente nesta publicação também ocorreu um problema com as imagens, mas quem quiser visualizar as fotos, pode clicar aqui. Conseguimos beneficiar mais de 500 (quinhentas) crianças, todas com os doces e os kits de higiene bucal. Além disso, tivemos uma palestra com um dentista voluntário e brincadeiras com as crianças enquanto o tão esperado coelho da Páscoa não chegava. Aliás, para quem não sabe, o coelho fui eu... Um calorão daqueles (acho que emagreci uns quilos) mas a alegria de estar fazendo aquela festa toda com a criançada valeu muito a pena. 
Maio:

Neste mês teve uma linda homenagem pois fui um dos indicados no projeto Estrela do Bem, feito pela Casa da Amizade e Rotary Clube de Palhoça. E em todas as edições, o Café Colonial Estrela do Bem homenageia voluntários que desenvolveram trabalhos de extrema relevância em Palhoça. Conforme informado, em 2011, após várias indicações, cinco voluntários foram escolhidos para serem homenageados. Clique na imagem para ler a publicação na íntegra com fotos.

Neste mesmo mês foi a primeira edição do projeto Leitura na Árvore e contou com a participação da minha amiga Marilu Longo, que fez a alegria da criançada que se entusiasmou com a idéia, sendo que essa foi a primeira de muitas histórias que  outros amigos voluntários contaram no decorrer do ano. Vale lembrar que esta idéia está sempre "no ar". Portanto, para ler a publicação, ver as fotos e saber de como participar como voluntário, clique aqui.
Por fim, por conta das inúmeras doações que constantemente recebo, fizemos um Bazar Beneficente para arrecadar fundos para a realização do II Carreteiro Oficial no lançamento da campanha de inverno "Aquecendo um Sorriso", onde serão comprados cobertores para posterior doação à comunidade Frei Damião. Para ver as fotos do bazar clique aqui.
Junho:

Mês do frio... Mês do meu aniversário. Aniversário beneficente com a criação do Carreteiro Oficial, neste ano com a segunda edição, onde toda a renda é revertida na compra de edredons e cobertores às famílias carentes da comunidade Frei Damião. Para saber sobre a organização da campanha, clique na imagem ao lado.
Julho:

No início deste mês, foi realizado o almoço beneficente. Com a realização do carreteiro, ganhei muitos cobertores e edredons e arrecadamos o suficiente para comprar 50 (cinquenta) edredons novos. Para visualizar a publicação inteira, com as fotos do jantar, a compra dos edredons e a distribuição de alguns na comunidade Frei Damião, clique na imagem ao lado. 
Com a realização do carreteiro, foi pro ar a campanha "Aquecendo um Sorriso" na doação de cobertores e edredons às famílias carentes da comunidade. Durante todo o mês fui com a ajuda de voluntários na casa das pessoas entregar os edredons em mãos. O  frio era intenso, mas o calor humano era bem maior. Para visualizar o álbum de fotos com todas as entregas, clique aqui.
Fechando o mês com chave de ouro, recebi o convite para participar do Aniversário Comunitário das crianças da creche Ulisses Guimarães, situada no centro da comunidade Frei Damião. Um momento mágico para aproximadamente 180 (cento e oitenta) crianças que não possuem uma festa de aniversário, a não ser com a ajuda da creche. Para visualizar as fotos da festa, clique na imagem ao lado e para ler a publicação na íntegra, clique aqui.
Agosto:

Reportagem no jornal Hora de Santa Catarina sobre o lançamento da nova promoção Junte & Ganhe, onde fui um dos convidados para fazer uma receita. Com isso, eu ganharia um kit e poderia doar outro para quem eu quisesse. Sugeri à organização que fosse feito na casa de alguma família na comunidade Frei Damião e que o kit seria doado para eles. Dito e feito! Uma experiência diferente e divertida. Clique na imagem para ler toda a publicação e inclusive ver a receita de frango com creme de cebola...
Por fim, ajudei na organização e divulgação de um carreteiro beneficente no Lar São Sebastião em Santo Amaro da Imperatriz. Na publicação do dia 30/11/2009, falo sobre uma nova amizade que surgiu através de cumprimento de mandados, mais especificamente com o Sr. João, que por sua vez foi morar no local. Por conta dele que conheci o lugar, as pessoas que lá trabalham e residem, me prontificando em ajudar sempre no que eu pudesse. Clique aqui para ver a publicação com fotos do local.

Setembro:

Lançada a campanha UM LIVRO POR UM SORRISO, para o dia das crianças, porém, após o dia 12 para não esperarem por brinquedos, mas sim, por um livro. Mudamos o foco e deu certo. Entreguei desenhos nas duas escolas da região para crianças de primeira à quarta série que devolveram pintados e preenchidos e foram publicados no blog para doação de um livro. Clique aqui para ler sobre a organização da campanha.
Outubro:

Festa da campanha Um Livro por um Sorriso, em comemoração ao dia das crianças. Recebemos muitas doações de livros, bem mais do que esperávamos e além das crianças que faziam parte da campanha, outras também receberam livros. Sinceramente, eu achei que não iriam tantas crianças por se tratar de doação de livros, diferentemente se fosse brinquedos ou doces. Mas valeu muito a pena! Para visualizar toda a publicação com fotos e vídeo, clique aqui.
Tive o prazer de ser convidado pela Faculdade Municipal de Palhoça para fazer uma palestra na Semana da Maturidade. Escolhi o tema "Solidariedade sem Limites" onde contando histórias do meu trabalho e vividas na comunidade Frei Damião, demonstrei que não há limites para praticar a solidariedade. Para visualizar sobre a publicação além das fotos, clique aqui.
Novembro:

Lançada a campanha de Natal 2011 - Adotando Um Sorriso - Ano II Ao contrário da campanha natalina do ano anterior, desta vez focaremos somente nas crianças da creche Ulisses Guimarães que existe no interior da comunidade Frei Damião mesmo porque, com a campanha do livro, temos pouco tempo para o Natal, pois se fizéssemos uma festa aberta para todas as crianças da comunidade, não teríamos tempo tampouco condições de fazer um Natal diferente. Fiz fotografia delas, publiquei no blog para que amigos-leitores pudessem "adotá-las". Para visualizar toda as informações sobre a organização da festa, clique na imagem ao lado.
Mais uma vez, o grande parceiro jornal Palavra Palhocense fez uma publicação sobre a campanha de Natal, inclusive utilizando seu endereço como ponto de coleta de doações. Aliás, conseguiu arrecadar por conta, vários brinquedos avulsos que ajudaram muito na realização da festa. Juntamente com Mariana Cardoso, do jornal, fui na creche Ulisses Guimarães para verificar os ajustes finais da campanha de Natal. Qualquer agrado, por mínimo que seja, já é motivo de muita alegria na criançada. Risos de felicidade por qualquer motivo. Se em poucos minutos já foi uma "festa", imagine então no dia da chegada do Papai Noel. Para ver as fotos da nossa visita, clique aqui.
Dezembro:

Clima de festa... o mês inteiro assim.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina lançou o projeto SERVIDOR DESTAQUE 2011, com o objetivo de Identificar servidores que se destacam ou se destacaram no cenário do judiciário catarinense por ações positivas que superaram as estabelecidas em seu cargo, não somente pelo bom desempenho em suas atribuições profissionais, mas também por ações que extrapolam as atividades de seus cargos. Fui indicado e escolhido em primeiro lugar! Para visualizar toda a publicação a respeito, clique na imagem ao lado.
A festa de Natal na creche Ulisses Guimarães foi fantástica. Nem o mau tempo estragou tanta alegria. A ansiedade das crianças, a alegria na chegada do bom velhinho e os olhinhos brilhando com seus presentes... não há presente melhor do que isso tudo! Para visualizar tudo sobre a campanha de Natal - Adotando um Sorriso - desde a arrecadação dos presentes, organização dos pacotes, arrumação do local e, principalmente, a grande festa - com fotos e vídeo, clique aqui.
Pensa que acabou?

Recebemos tantos brinquedos extras, cestas básicas e doces que, juntamente com voluntários, passamos um dia como "amigos do Papai Noel", distribuindo doações em vários pontos da comunidade. Vimos situações tristes mas que, com nossa visita, tudo ficou mais divertido. A sensação de fazer o bem, puro e simples, fez bem para todo mundo. Para visualizar a publicação com fotos e vídeo de todas as entregas, clique na imagem ao lado.
Agradecimento:

Sem dúvida alguma, à Deus, que nos guia e orienta sempre para o melhor caminho. Aos meus familiares, em especial à minha mãe, sempre grande incentivadores do meu trabalho e em tudo o que eu faço. Aos meus amigos que, mesmo alguns estando longe, sempre ajudam e apoiam tudo o que é feito. Aos amigos-leitores que (ainda) não conheço pessoalmente, que estão sempre acompanhando meu e nosso trabalho com incentivo e divulgação.

Desejo que todos tenham um início de ano fabuloso, com muito amor no coração, força e saúde para enfrentar os obstáculos e que cultivem sempre a esperança de um mundo melhor.

Feliz 2012!