08/05/2012

O menino da latinha

‎"Marquinho, tu podia ser meu irmão, né?
Daí a gente podia morar tudo aqui e brincar todo dia junto."


O trecho acima foi o que ouvi hoje de um menino chamado Erick, de nove anos, que mora na comunidade Frei Damião. No último final de semana recebi uma doação que incluía brinquedos e levei numa rua qualquer onde o encontrei com outras crianças. Fiquei surpreso, não só pela frase que ouvi, mas porque eu não me lembro do menino e ele sabia meu nome.

Conversa vai, conversa vem, consegui descobrir como ele me conhecia...

Assim que eu comecei a atuar naquela comunidade, em dezembro de 2009, ao cumprir mandados nas proximidades de sua residência, dei a ele de presente uma latinha de chocolate M&M's. Eu já tinha uma - onde eu guardava moedas - e o orientei que ele usasse a latinha para guardar suas moedinhas depois que ele comesse os chocolates.

Se não fosse ele me mostrar a latinha hoje - inclusive com algumas moedas - eu não acreditaria mesmo porque custei a lembrar. Mas ele nunca esqueceu, o que me marcou muito.

São situações como a de hoje que podemos perceber que tão pouco que podemos fazer para alguém, pode significar muito. Atitudes pequenas às vezes podem fazer uma grande mudança positiva, principalmente na vida de uma criança.

A festa do dia das mães no próximo sábado, dia 12, tem este propósito: fazer com que as mães fiquem felizes, que os filhos percebam sua importância e o quanto é importante viver em harmonia.


Quem sabe será um sábado, um dia das mães que aquelas famílias jamais esquecerão, assim como aconteceu com o menino da latinha.



As crianças acima são algumas que estarão no sábado na festa do dia das mães. Todas bem carentes, principalmente de atenção. Certamente, num dia, podemos fazer a diferença para sempre.

Quem quiser participar, ajudando nas doações ou comparecer na festa, pode mandar e-mail para contosoficiais@gmail.com. O ponto de encontro: Posto de Combustíveis Pagani, atrás do Shopping Via Catarina (este situado às margens da BR 101) - das 12h15min até 12h45min.