07/09/2012

Campanha no ar!

O vídeo abaixo é da campanha do ano passado "Um livro por um Sorriso", feita em comemoração ao dia das crianças, que beneficiou alunos de duas escolas das comunidades Brejarú e Frei Damião.



Naquela ocasião, resolvi fazer a campanha após o dia 12 de outubro (dia das crianças) para que não ficassem na expectativa de ganhar brinquedos, mas sim, livros. Aliás, naquele evento fiquei impressionado com o interesse da criançada em ter um livro.

Relacionei as crianças das duas escolas, entreguei para as duas diretores das duas escolas um desenho para pintar a serem entregues pra cada aluno, marquei uma data para buscá-los e posteriormente publiquei todos no blog para que os "amigos-leitores" adotassem um desenho e doassem o livro.

Até aí tudo bem. O problema foi que não teve uma boa organização das escolas, sendo que muitas crianças não receberam os desenhos, outras alegaram que devolveram pintados à professora mas não me repassaram e, por fim, muitas crianças não compareceram no evento porque as professoras não avisaram. Detalhe: uma semana antes foram entregues cartazes para que fossem colados pelos corredores e salas das duas escolas.

Pois bem, independente dos problemas, deu certo porque relacionei todos os desenhos recebidos e as crianças que não compareceram no dia, entreguei pessoalmente em sala de aula na semana seguinte. Foi mais trabalhoso do que o programado, mas valeu.


Problemas à parte e - mais uma vez - com o objetivo de estimular a leitura nas crianças (que parece estar cada vez mais raro), está lançada a segunda edição da campanha UM LIVRO POR UM SORRISO!


Como funcionará a campanha?

Na próxima semana comparecerei numa escola de Palhoça (ainda a ser definida), conversarei com a pessoa responsável, relacionarei as crianças (nome e idade) e deixarei o desenho abaixo com a orientação da criança fazer ou pintar um desenho em troca de um livro.

clique na imagem para ampliá-la
Após recolher todos os desenhos, publicarei todos no blog para que as pessoas possam escolher um desenho e trocar por um livro.

Cronograma:

  • Até o dia 19 de setembro de 2012: ir na escola escolhida, falar com o(a) responsável e entregar os desenhos.
  • Até o dia 25 de setembro de 2012: publicação no blog dos desenhos, já disponíveis para "adoção".
  • Dia 23 de outubro de 2012: data limite para doação e/ou entrega dos livros de desenhos adotados.
  • Dia 27 de outubro de 2012: dia do evento de entrega dos livros para as crianças com um lanche (refrigerante, bolo de chocolate e cachorro-quente)


Como participar?

  • Adotando um desenho: escolher um desenho postado no blog e doar um livro para a criança que o fez.
  • Doação de livros infantis: livros em bom estado para serem doados para crianças que, porventura, não tenham seus desenhos adotados;
  • Doação em dinheiro para a compra de livros: neste caso, depósito em conta bancária (poupança) de qualquer valor. O dinheiro será utilizado para a compra de livros, embalagens (para aqueles que não vierem no pacote), ingredientes para o lanche das crianças. Vale informar quem, quem quiser fazer este tipo de doação, deve mandar e-mail para contosoficiais@gmail.com solicitando os dados bancários. Todos que enviarem dinheiro, terão a resposta de tudo o que foi comprado com as devidas notas fiscais anexadas.
  • Participando da festa: participar como voluntário do evento de entrega dos livros (brincadeiras com as crianças, ajudar na cozinha para fazer o lanche, etc.)


Informação importante:

Não serão aceitas doações de livros que não sejam infantis. Não só pela falta de espaço mas - principalmente - porque na última edição, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para se desfazer de materiais que não são para o objetivo da campanha, ou seja, listas telefônicas, revistas antigas, jornais velhos, livros didáticos antigos, apostilas de cursinho, cadernos escolares, livros rasgados, riscados, sem condições de reaproveitamento, etc.

Pontos de entrega dos livros:

Fórum de Palhoça - Rua Esplanada, s/n - bairro Pagani - Palhoça/SC - Sala dos Oficiais de Justiça - Telefone: (48) 3287-5525 (Com Cida, Terezinha ou Marcus)
Jornal Palavra Palhocense - Rua José Maria da Luz, 2925, sala 12 - Centro - Palhoça/SC - Telefone: (48) 3242-4719

Padaria Mãe Maria - Rua Pascoal Mazzilli, número 10 - bairro Brejarú - Palhoça/SC - Telefone (48) 3344-0133 (Com Marciane, Marilene ou Miguel)

Residencial Ilha do Sol - Rua Sérgio Lopes Falcão, numero 110 - apto 603 - bairro Trindade - Telefone: (48) 3389-3256 (Com Janice ou Marcus)

E daí?
Preparado para mais uma "missão cultural"?