14/04/2013

A listinha • Como ajudar


Na publicação anterior, do dia 11 de abril, falei sobre um casal de idosos que conheci. Solitários e necessitados.

Conforme informado anteriormente, fui na casa do casal na sexta-feira e para não ir de mãos vazias, passei no mercado e comprei arroz, adoçante, macarrão, azeite, vinagre, sal, frutas (maçã e laranja), verduras (batata, cebola, tomate, cenoura), café, biscoito água e sal, enlatado (ervilha e milho), farinha para polenta. Produtos de higiene: xampu, sabonete, creme dental e papel higiênico. Produtos de limpeza: sabão em pó, sabão de barra e água sanitária.

Conversando com ela, perguntei qual a maior necessidade, o que mais precisa e o que gostaria de ter que não pode: leite em pó ou de caixinha (qualquer tipo: integral, desnatado, etc), aveia (tipo Neston), adoçante (porque é caro), papel higiênico e creme e aparelho de barbear descartável para seu marido. Sem contar as fraldas, tamanho GG que ele usa.

Falando sobre o inverno, ela comentou que tem uma cama de casal e uma de solteiro. Ela deita na cama de casal com ele, quando ele dorme, vai para a cama de solteiro.

Questionei sobre a roupa de cama e me disse que tinha vontade de ter lençóis (de casal e solteiro) e um cobertor leve, de solteiro. De casal não precisa porque ganhou dois. Travesseiros também porque tem dois emprestados.

Mas ela, toda envergonhada, disse que gostaria de ganhar tudo novo. Disse que fica muito chateada porque as pessoas levam coisas usadas que não são em bom estado, querendo somente "despachar lixo".

Inclusive me mostrou roupas de cama furadas porque, quem doou, fumava e queimou com cigarro.

Algo interessante é toalhas de banho e rosto, porque só vi duas bem usadas no varal. Aliás, o varal é num cômodo da cada onde, provavelmente ela usa para pendurar as roupas, pois eu não vi guarda-roupas na casa.



Em resumo, o que precisam:

- leite (em pó ou em caixa)
- aveia (tipo Neston)
- adoçante (ZeroCal)
- produtos de higiene: papel higiênico, creme de barbear, aparelho de barbear descartável
- fraldas tamanho GG

Roupas da cama (novas):
- travesseiros
- lençol (solteiro casal)
- cobertor (solteiro)
- toalhas (banho e rosto)

Mas nada impede que sejam doados alimentos, que sempre são bem-vindos.

Uma novidade!
A senhora gosta de pintar. Fez um quadro com o desenho de um peixe. Estava pintando outro de uma paisagem. Segundo ela, uma forma de passar o tempo...

COMO AJUDAR:

- fazer doações dos itens acima entregando na sala dos oficiais de justiça no Fórum de Palhoça - Rua Esplanada, s/n, bairro Pagani - Palhoça/SC - das 12h às 19h - Telefone de contato: (48) 3287-5525.

- depósito de qualquer valor na conta poupança informada pelo e-mail contosoficiais@gmail.com.

DATA DA ENTREGA DAS DOAÇÕES NA CASA DOS IDOSOS:
Sexta-feira, dia 19 de abril, período da manhã.

Para finalizar, um vídeo para começarmos bem a semana...